Se liga na FM O Dia
Serviço de coleta de lixo é suspenso em Rio das Ostras após greve de funcionários
Trabalhadores que atuam na coleta de lixo em Rio das Ostras cruzaram os braços e deram início a uma paralisação nos serviços na cidade nesta segunda-feira (9). Segundo informações, cerca de 50 profissionais participaram do ato que teria sido motivado por denúncias de maus-tratos e humilhações impostas pelo encarregado responsável pela fiscalização. A paralisação afetou ao menos 10 bairros do município.
De acordo com os funcionários, os maus-tratos e humilhações são praticados com frequência há pelo menos dois anos. A categoria então se reuniu para protestar. Os trabalhadores da manhã e da noite cobram respeito e pedem a troca do gerente responsável. “Há dois anos convivemos com essa situação de maus-tratos e ninguém faz nada. Estamos cansados e queremos dignidade para continuar nosso trabalho”, afirmou um dos funcionários, que preferiu não se identificar.
A paralisação afetou bairros como Âncora, Village, Mariléa, Chácara, Cláudio Ribeiro, Cantagalo, Centro, Rocha Leão, Costazul, dentre outros. O acumulo de lixo gerou um grande desconforto nos moradores, que agora se preocupam com riscos à saúde. A empresa responsável pelo serviço na cidade é a Delurb Ambiental. Ela atua no município há dois anos e tem sua base localizada no bairro Recanto. Até o presente momento ela não se pronunciou de forma oficial sobre a paralisação dos serviços.
Os trabalhadores cobram também melhores condições de trabalho. A expectativa agora é que as autoridades competentes busquem uma alternativa para solucionar o problema, evitando assim maiores impactos na rotina da cidade.