Se liga na FM O Dia
Prefeitura de Rio das Ostras participa de audiência do Conselho Municipal de Saúde
A nova gestão de Rio das Ostras já começou a trabalhar para resolver os problemas da cidade, com a participação em uma audiência do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu na Câmara Municipal nessa quinta-feira, 2.
O evento contou com a participação do prefeito Carlos Augusto (PL), do vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB), do procurador-geral, Renato Vasconcellos, e do presidente da Casa, vereador Marciel (PL), além dos demais parlamentares.
Na audiência, o governo apresentou um levantamento detalhado sobre a situação do atendimento da saúde municipal, com base em dados do governo federal, incluindo a atenção básica e a alta complexidade, além de discutir os desafios para os próximos anos.
Em entrevista à afiliada local da TV Globo, o prefeito afirmou que a saúde do município se encontra em estado de calamidade pública, e relatou dificuldades como a falta de médicos, equipamentos e até remédios na rede municipal.
“A prioridade, a princípio, é a saúde pública. Estamos agora mesmo com uma audiência do Conselho Municipal de Saúde, com os conselheiros, com vereadores; os 15 vereadores estão presentes, justamente para que nós possamos sair daqui com um documento definitivo da calamidade pública que se encontra a saúde da nossa cidade. Faltam profissionais médicos, faltam equipamentos, faltam remédios. Ontem, inclusive, nós conseguimos a solidariedade de algumas empresas, o empréstimo de 5 ambulâncias, porque nossa cidade só tinha uma ambulância funcionando nos últimos 60 anos, com certeza causando o risco de perdermos vidas”, relatou Carlos Augusto.
Na apresentação, a equipe do governo ressaltou o baixo investimento em algumas áreas e indicadores insuficientes no atendimento a pacientes com diabetes, hipertensão, além do pré-natal, vacinação, entre outros serviços de saúde.
Segundo a prefeitura, o evento também serviu para apresentar aos conselheiros, vereadores e representantes da sociedade civil as metas do governo para 2025, com o objetivo de regularizar as situações mais urgentes, além de responder perguntas dos participantes, tirando dúvidas sobre o planejamento da nova gestão.