Se liga na FM O Dia
Políticas públicas consolidam Macaé no setor do turismo dentro e fora do país
O Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 25,74% no movimento de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, acompanhando o aumento observado em todo o país.
Os dados, divulgados nessa semana pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Polícia Federal (PF), chamaram atenção para uma queda nos números de entradas de estrangeiros por vias marítimas, e um crescimento das entradas por vias áreas no Estado.
E mesmo sem contar com a oferta de voos nacionais devido às obras de construção da nova pista do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, administrado pela Zurich Airport, Macaé segue sendo um dos destaques no turismo fluminense.
Uma das 5 cidades do Estado classificadas como A, o mais alto ranking do Mapa do Turismo Brasileiro, a cidade conhecida internacionalmente como um polo do setor de óleo e gás também vem investindo em ampliar a atratividade turística.
Dona de belas paisagens que misturam serra e litoral, e da 2ª maior rede hoteleira do Estado, atrás apenas do Rio, Macaé vem se aprimorando, principalmente na gestão do prefeito Welberth (CIDADANIA), em políticas públicas voltadas para o setor e em melhorias na infraestrutura.
Entre essas políticas está o Posto de Informações Turísticas (PIT), cuja ordem de serviço para construção da unidade localizada na orla dos Cavaleiros foi anunciada em julho de 2021, e que, desde 2022, realiza um registro de visitantes no município, inclusive estrangeiros.
“A Secretaria Adjunta de Turismo não possui uma pesquisa específica de demanda turística para estrangeiros. Contudo, obteve algumas informações importantes a partir do registro de assinaturas no Posto de Informações Turísticas (PIT). Desde 2022, Macaé tem registrado nos livros de visitantes do PIT na Praia dos Cavaleiros, turistas oriundos de diversas nacionalidades dentre as quais: Portugal, Argentina, Inglaterra, Colômbia, Bolívia, Noruega, Estados Unidos, Equador, Chile, Itália, Alemanha, Honduras, Paraguai, Peru, México, Venezuela, Taiwan, Espanha, Romênia, Nova Zelândia, Áustria, Suíça e Índia, entre outros. Alguns relataram o motivo da viagem a trabalho e outros, turismo/lazer”, revelou a Prefeitura de Macaé.
Outra política do governo Welberth que tem reforçado a importância de Macaé no cenário do turismo nacional e internacional no Estado do Rio é o calendário municipal de eventos, que se propõe a oferecer opções de atividades, atraindo turistas ao longo de todo o ano.
Para se ter uma ideia da relevância do município, no lançamento do calendário de evento de 2024, em janeiro, contou com participações ilustres como as do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT-RJ).
“Destacam-se alguns dos eventos que são grandes sucessos: O retorno da Expo Macaé no período do aniversário da cidade, o Natal Magia Macaé, que se estende por um mês inteiro, com atividades na Vila do Noel para toda família, com grandes shows. O Natal hoje é tratado como um grande produto turístico, captador de novos visitantes. O Réveillon acontece em 2 pontos da cidade; Praia dos Cavaleiros e Praia da Barra outro espetáculo com shows e fogos de artifícios”, ressaltou a prefeitura, sobre atrações que ainda acontecem nesse final de ano na cidade.