Se liga na FM O Dia
Carapebus está formando novos guarda-vidas para trazer mais segurança aos banhistas
Como forma de garantir uma maior sensação de segurança aos banhistas, a Prefeitura de Carabepus decidiu criar um curso de formação de guarda-vidas. A ação está sendo realizada por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e em parceria com a empresa Anjos do Mar. O curso visa formar profissionais para autar no balneário da Praia de Carapebus. A duração do treinamento é de dois meses.
Segundo informações, os alunos do curso passaram por aulas de natação, corrida e adequação ao meio líquido. Os profissionais também passaram conhecimentos de salvamento no mar, lagoa, corrente de retorno, correnteza, resgate individual, ordem unida e resgate em dupla. Isso tudo na primeira etapa. Na segunda fase, os alunos vão aprender sobre os primeiros socorros voltados para afogamento.
Nesta segunda fase os guarda-vidas em treinamento passarão por aulas práticas realizadas na lagoa e praia de Carapebus. Além de treinar os primeiros atendimentos à vítimas de afogamento na areia, eles também vão passar por um trabalho específico de velocidade e resistência na água, para quando estiverem realizando o socorro ao afogado. A prefeitura informou que a capacitação está sendo realizada pela empresa Anjos do Mar e conta com a atuação de quatro instrutores: Joelson Galson, que é Instrutor de Salvamento Aquático e Coordenador do Curso de Formação; Anderson Barcelos; Emiliano Aladoga e Andressa Lourenço, além do auxiliar Marcelo Olegário.
“Além do treinamento prático a vítimas de afogamento tanto no mar, lagoa e na areia, os alunos também aprendem sobre a prevenção e orientação aos turistas e banhistas, o que é muito importante para toda ocorrência e principalmente para preservar vidas”, explicou Joelson Galson.
O aluno Tiago dos Santos, 20 anos, participa do curso pela primeira vez. “Já evolui muito porque não sabia nadar, principalmente em mar aberto. Agora que já aprendi estou aprendendo todas as outras técnicas para estar aqui no verão, ajudar a preservar e salvar vidas”, disse Tiago.
Também participando pela primeira vez do curso, o aluno Miguel Jorge, de 18 anos, se prepara para salvar vidas durante a operação. “Essa é a minha meta. Encerrar o curso e me tornar um guarda-vidas para atuar na praia e lagoa, onde frequentei muito como banhista e turista e em breve, atuar como guarda-vidas.