Se liga na FM O Dia
Turismo fortalecido na região serrana traz benefícios para toda a Macaé
Macaé retomou nos últimos anos o investimento no turismo e os impactos dessa retomada já são sentidos em diversos setores de economia. Na região serrana, o município tem o Sana como o distrito mais consolidado no segmento sendo reconhecido pelas suas cachoeiras e trilhas, atraindo pessoas de diversas localidades visando a prática do ecoturismo e do turismo de aventura. E essa movimentação beneficia toda a cidade, tanto na geração de empregos quanto no desenvolvimento economico de uma forma geral.
Antes de entrarmos mais a fundo no turismo é importante contextualizarmos Macaé dentro deste cenário. O Ministério do Turismo trabalha com um sistema de categorização dos municípios. Ele na verdade foi criado para medir o desempenho da economia do setor, formando o Mapa do Turismo Brasileiro com as categorias A, B, C, D e E. A cidade de Macaé está no topo deste ranking desde 2017, quando conquistou a categoria A. Essa categorização foi atualizada em 2024.
Sabendo disso, a Prefeitura de Macaé tem buscado investir intensamente no turismo com o objetivo de ampliar a demanda pelo turismo de lazer. E isso passa por parcerias com a iniciativa privada, ou seja, a rede hoteleira, a gastronomia, o comércio, as agências de viagens e guias de turismo, buscando equilibrar o desenvolvimento turístico com a preservação ambiental, histórica e cultural, destacando o impacto positivo que o turismo gera na criação de empregos e na movimentação de diversos setores. Promovendo ações para atrair e receber da melhor forma possível os turistas vindos de outras cidades e estados.
Voltando a região serrana, o turismo desenvolvido por lá tem promovido desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que valoriza o patrimônio natural e cultural local. O aumento do turismo gera empregos diretos e indiretos, especialmente em áreas como gastronomia, guias turísticos e transporte. Pequenos empreendimentos, como pousadas e restaurantes, também se beneficiam. Outro impacto visível é a valorização de terrenos e propriedades, fruto da crescente procura por imóveis para turismo e também para residência.
O Pico do Peito do Pombo é o grande ícone do Sana e um dos locais mais procurados pelos turistas. Localizado a uma altitude de 1.200 metros, ele recebeu esse nome devido à formação rochosa, que quando visualizada em determinados ângulos, se assemelha à figura de um pombo pousado sobre a pedra. O local possui uma variedade de atrativos naturais como cachoeiras e trilhas. Dentre as cachoeiras, a mais visitada é a do Escorrega, que possui fácil acesso. Outras cachoeiras muito frequentadas são: do Pai, da Mãe, e das Sete Quedas.
Com tamanho potencial, o turismo não poderia ser deixado de lado. Com os investimentos recebidos, Macaé se reposiciona nesse mercado e se consolida como uma potência na região e também no cenário estadual, além de fortalecer a equipe a economia local e servir de exemplo para cidades vizinhas.