FM O Dia Macaé

AO VIVO

Contatos

Av Rui Barbosa, 749 – 3º andar – Centro Macaé/RJ
Cep: 27.910-360

22 2772-4510

22 9 9958-5500

contato@fmodiamacae.com.br

FM O Dia Macaé

Se liga na FM O Dia

Soluções eficientes na gestão de resíduos reduzem o impacto ambiental da indústria offshore

|


Os impactos ambientais se tornaram uma preocupação em todo o mundo. Exatamente por isso, as empresas estão buscando soluções e estratégias para minimizar efeitos negativos. E um dos exemplos positivos é a Foresea, que tem uma base em Macaé. Ela conseguiu no espaço de um ano zerar resíduos para aterros sanitários. Um marco importante para ser comemorado na semana do Dia Internacional do Lixo Zero, que será celebrado no próximo dia (30).

Segundo informações, a Foresea conseguiu desde janeiro de 2024, reaproveitar 1,8 mil toneladas de materiais provenientes de suas operações marítimas e terrestres, reforçando seu compromisso ambiental. E dentro desse reaproveitamento, os metais assumiram a liderança, com 558 toneladas, seguidos por madeira (136 toneladas) e plásticos (59 toneladas). Além disso, 115 toneladas de lixo comum foram coprocessadas.

De acordo com a empresa, toda a renda gerada com a reciclagem foi revestida para projetos socioambientais voltados para a Educação Integral e a Economia Verde em Macaé. Segundo os dados, foram arrecadados cerca de R$ 200 mil com a reciclagem.

O Vice-Presidente de Sustentabilidade, Marco Aurélio Fonseca, destacou que a conquista posiciona a empresa como referência no setor. “Mais do que reduzir impactos ambientais, estamos influenciando positivamente o mercado, com clientes e fornecedores adotando práticas sustentáveis”, afirmou.

A iniciativa e o compromisso com o lixo zero teve início em 2019. Na ocasião, a a unidade de perfuração que originou a Foresea lançou o projeto Aterro Zero. O desafio evoluiu para o reaproveitamento total dos resíduos, seguindo diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) e do Pacto Global da ONU.

Atingir a marca exigiu a reformulação de processos e o desenvolvimento de um modelo de Sustentabilidade Digital. Sob a liderança do Gerente Executivo de Sustentabilidade, Carlos Júnior, a empresa criou um sistema centralizado de monitoramento em tempo real, permitindo a rastreabilidade e otimização do descarte.