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Rio+ alega que reajuste de quase 15% na conta de água de Rio das Ostras está no contrato

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Não é de hoje que a população de Rio das Ostras vive descontente com a empresa Rio+Saneamento, do Grupo Águas do Brasil, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade desde agosto de 2022.

E a virada do ano trouxe novos motivos para reclamações dos moradores, que se assustaram com o aumento de mais de 14% nas contas de água e esgoto nesse mês de janeiro de 2025 em relação às contas de dezembro de 2024.

O problema é que, apesar de abusivo, segundo a Rio+, o reajuste está dentro da legalidade, já que está previsto em contrato e segue uma determinação da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa).

“Em dezembro de 2024, entrou em vigor o reajuste de 14,28 % nas tarifas de fornecimento de água e tratamento de esgoto em todas as regiões atendidas pela concessionária no Estado”, contou a Rio+Saneamento.

O contrato citado pela empresa é o assinado ainda na gestão do ex-prefeito Marcelino Farmácia (PV), em janeiro de 2022, que teria vendido uma estrutura de mais de 1 bilhão de reais em obras, fruto da Parceria Público-Privada (PPP), por pouco mais de 38 milhões de reais.

Além do evidente prejuízo financeiro, a empresa, pouco a pouco, se tornou alvo de reclamações dos moradores, principalmente em meados do ano passado, quando a população se revoltou com a cobrança da taxa de esgoto, considerada abusiva.

Em denúncia feita nas redes sociais, em novembro de 2024, um morador de Rio das Ostras chegou a publicar as contas de água e esgoto de Casimiro e Rio das Ostras, mostrando que a cidade vizinha cobrava metade do valor da Rio+ na taxa de esgoto.

Ainda sobre o novo reajuste nas contas de água e esgoto em Rio das Ostras, o aumento de 14,28% é 195,65% maior do que toda a inflação acumulada em 2024, que fechou o ano em 4,83%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação nacional.

Mesmo com o aumento desproporcional, a Rio+ lembra que os moradores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, têm direito de cadastrar na tarifa solidária, que oferece descontos nas tarifas.

“A concessionária reforça que os clientes que são beneficiados por programas sociais do Governo Federal, por meio do CadÚnico, podem se cadastrar na tarifa social. O cadastro pode ser realizado pelo atendimento presencial, na Avenida Brasil, 597, Extensão do Bosque, em Rio das Ostras, ou pelo 0800 772 1027, que também funciona como Whatsapp”, completa a concessionária.