Se liga na FM O Dia
Professor e biólogo de Rio das Ostras denuncia lixão no Parque Zabulão
Um lixão a céu aberto vem gerando preocupação na população do bairro Parque Zabulão, em Rio das Ostras, misturando diversos tipos de resíduos, que podem ser um problema tanto para a segurança dos moradores quanto para o meio ambiente.
O lixão foi denunciado pelo professor, biólogo e guia de turismo de Rio das Ostras, Jhones Poubel, que usou as redes sociais para gravar um vídeo do local, relatando os riscos que o lixo pode representar para a população do bairro.
Em um vídeo feito no local, podem-se ver um amontoado de resíduos inflamáveis, como papéis, plásticos e tecidos, e resíduos químicos, como solventes e produtos de limpeza, além de galhadas e produtos eletrônicos.
Segundo o professor, os materiais apresentam grande risco de incêndio, que poderia provocar danos à rede elétrica que passa pouco metros acima da pilha de lixo, além de representar risco à saúde e à segurança dos moradores, além de riscos ao meio ambiente.
“Os resíduos podem representar um risco significativo de incêndio, especialmente se não forem gerenciados corretamente”, avalia Jhones Poubel, no vídeo publicado em suas redes sociais, e divulgado no Instagram no Notícias Rio das Ostras, que completa, ressaltando que “é fundamental adotar práticas seguras e responsáveis para gerenciar resíduos e prevenir incêndios”.
Questionada sobre o caso na manhã dessa quarta-feira, 6, a Prefeitura de Rio das Ostras ainda não havia se pronunciado a respeito, nem sobre medidas para resolver o problema da população do bairro até a publicação dessa matéria.