FM O Dia Macaé

AO VIVO

Contatos

Av Rui Barbosa, 749 – 3º andar – Centro Macaé/RJ
Cep: 27.910-360

22 2772-4510

22 9 9958-5500

contato@fmodiamacae.com.br

FM O Dia Macaé

Se liga na FM O Dia

Prefeitura tranquiliza população e diz que Silva Jardim não corre risco de alagamentos

|


Em meio às chuvas que já caem em diversas cidades da região, a Prefeitura de Silva Jardim divulgou, na tarde dessa sexta-feira, 4, um vídeo nas suas redes sociais, acalmando a população da cidade sobre os riscos de alagamentos.

Isso porque, segundo o município, Silva Jardim está segura e não corre risco de alagamentos, graças ao plano de prevenção de enchentes adotado pela prefeita Maira Figueiredo (MDB), com apoio do Instituto Estadual de Ambiente (Inea).

Coordenador de Defesa Civil do município, Sidnei de Mello explica que, desde que o período de chuvas de verão começou, em novembro de 2024, já se passaram 5 meses sem qualquer caso de enchente ou alagamento na cidade.

O motivo são as obras realizadas pela gestão Maira Figueiredo, como a construção do dique no Rio Capivari, além das ações de limpeza no corpo hídrico, realizada em parceria com o Inea, que ofereceu máquinas pesadas para ajudar nos trabalhos.

“População, venho informar que nós estamos no último mês das chuvas de verão. Chuvas essas que se iniciam em novembro até o período de abril. Já vencemos 5 meses sem o transbordamento do Rio Capivari, devido às obras realizadas por esse governo. Obras como o dique, que trouxe mais segurança para a população de Nova Silva Jardim e Caju, e a limpeza do Rio Capivari sendo realizada pelas máquinas do Inea. Limpeza essa que vem da Lagoa de Juturnaíba até a Pedra do Amor. Nesse momento, são 9 quilômetros (km) de limpeza de rio. Na medida que a caixa do rio aumenta, o Rio Capivari comporta mais água, comportando maior chuva. Nós viemos afirmar que o município nunca esteve tão seguro para enfrentar as chuvas de verão”, decretou Sidnei de Mello.

Ainda segundo a Defesa Civil de Silva Jardim, apesar do alerta de chuvas fortes na região feito pelo Centro Estadual de Monitoramento de Desastres Naturais do Rio (CEMADEN-RJ), no município, a previsão é de 23 milímetros (mm) de chuvas nesse sábado, 5, e de apenas 3 mm nesse domingo, 6.

“No entanto, essa previsão pode mudar. Por isso, pedimos que fiquem alertas aos informativos repetidos por nossas mídias sociais”, ressaltou o subcoordenador de Defesa Civil de Silva Jardim, Maick Salles.