Se liga na FM O Dia
Prefeitura de Macaé executa demolição de casas em áreas de risco
Mais dez casas foram removidas nesta semana em áreas de risco no bairro Fronteira. Os imóveis já estavam interditados previamente pela Prefeitura de Macaé. A ação foi realizada nesta quinta-feira (19). A ação tem como objetivo precisar os moradores, retirando-os de áreas de risco e evitando maiores transtornos e acidentes.
A ação foi realizada graças ao trabalho coletivo envolvendo diversas secretarias. Dentre elas podemos citar a Secretaria Adjunta de Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria Adjunta de Habitação, Secretaria Adjunta de Serviços Públicos e comissão de pronta ação.
“As intervenções fazem parte das ações coordenadas pelo grupo de trabalho que trata a retração planejada, ou seja, retirada de moradores da área de risco na Fronteira. Os imóveis demolidos foram interditados pela Defesa Civil. Os moradores são assistidos por Aluguel de Emergência. Essa ação seguirá por toda área de risco”, explicou o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio.
Mais que a retirada, a prefeitura também tem investido em atividades de conscientização junto aos moradores de área de risco. A Secretária Adjunta de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro, reforça que o município possui um plano de assistência habitacional incluindo o aluguel emergencial. “Para ter esse direito, há necessidade de adesão por parte dos moradores notificados sobre os riscos de permanência onde vivem e que tiveram seus imóveis interditados pela Defesa Civil. Em paralelo, os interessados devem estar cadastrados no programa habitacional Minha Casa Minha Vida”, reiterou.