FM O Dia Macaé

AO VIVO

Contatos

Av Rui Barbosa, 749 – 3º andar – Centro Macaé/RJ
Cep: 27.910-360

22 2772-4510

22 9 9958-5500

contato@fmodiamacae.com.br

FM O Dia Macaé

Se liga na FM O Dia

Praças de Rio das Ostras ganham sinalização para pessoas com autismo e deficiência

|


A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu a instalação de nova sinalização na Praça da Baleia, em Costazul, um dos principais cartões postais da cidade, com uma placa de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

A nova sinalização, que também foi instalada na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e da Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, visa melhor comunicação com pessoas com autismo, deficiência e outras condições específicas.

Realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o trabalho tem como objetivo ampliar a inclusão no município, assim como a acessibilidade, a compreensão e a autonomia em espaços públicos para pessoas com dificuldades de comunicação.

“Todos os locais recebem grande fluxo de moradores e turistas, tornando a inclusão e a acessibilidade uma realidade no município”, explicou a prefeitura.

A placas contêm imagens que representam palavras e ações, permitindo que pessoas com autismo, paralisia cerebral, deficiência ou outras condições de comunicação possam expressar ideias e acessar serviços públicos, atendendo à nova legislação federal, sancionada pelo presidente Lula (PT-SP) no último dia 3 de novembro.

A instalação das novas placas de CAA foi promovida por profissionais da coordenação de Educação Inclusiva, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio de projetos desenvolvidos pelas professoras Zuleika Zanuzzio e Gisele Costa.

“Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam se orientar, se comunicar, participar e usufruir plenamente dos espaços públicos. A comunicação é um direito fundamental e, atualmente, damos mais um passo importante para torná-la verdadeiramente universal. Seguiremos adotando práticas inclusivas, promovendo dignidade, autonomia e cidadania para todos”, afirmou a coordenadora da Educação Inclusiva, Luana Soares.




00:00
00:00