Se liga na FM O Dia
Macaé une forças no Dia D para enfrentar avanço da dengue
No próximo sábado (14), Macaé participará do Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue, promovido pela Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O objetivo da iniciativa, realizada simultaneamente em todo o Brasil, é intensificar as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
As atividades serão concentradas nos bairros Aroeira, Lagomar, Parque Aeroporto e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, a partir das 8h30. Equipes da Vigilância Ambiental, em parceria com outros setores da saúde, realizarão abordagens educativas, orientações e remoção de possíveis criadouros do mosquito.
De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Luan Campos, o verão é o período mais propício para a proliferação do Aedes aegypti devido às altas temperaturas e chuvas frequentes. “Com atitudes simples, como eliminar água parada, conseguimos prevenir uma epidemia. Vale lembrar que cerca de 80% dos focos estão dentro das residências”, explicou.
Durante o evento, será reforçada a Campanha dos 10 Minutos, que incentiva os moradores a inspecionarem suas casas semanalmente para eliminar possíveis focos do mosquito. Além disso, haverá orientações sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes, como febre, manchas vermelhas no corpo e dores atrás dos olhos. A população é orientada a procurar atendimento médico ao notar esses sinais.
Para denúncias de focos do mosquito ou solicitações, a Gerência de Vigilância Ambiental disponibiliza o Disque Dengue (0800-022-6461) e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461. A mobilização é uma oportunidade para reforçar a conscientização e unir forças no combate ao mosquito que ameaça a saúde pública.