Se liga na FM O Dia
Fátima e Marcelo participam de encontro sobre sustentabilidade no Rio de Janeiro
Quissamã contou com representantes no primeiro dia do Fórum dos Prefeitos do G20 – U20 Rio Summit. A comitiva da cidade foi composta pela prefeita Fátima Pacheco, o vice e futuro prefeito Marcelo Batista e a vice-prefeita eleita Sabrine Pereira. O evento foi realizado no Armazém da Utopia, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro.
Um dos objetivos do evento é discutir temas prioritários para a agenda global como condições climáticas, combate à pobreza e sustentabilidade. O evento reuniu 87 prefeitos e delegações de mais de 100 cidades ao redor do mundo. A prefeita Fátima destacou a importância de inserir Quissamã neste debate.
“Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a sustentabilidade e a resiliência ambiental. As cidades precisam ser protagonistas na busca por soluções para as crises ambientais e sociais. É uma oportunidade única para fortalecer nossas políticas e inspirar iniciativas concretas,” afirmou a prefeita.
O prefeito eleito de Quissamã também se mostrou aliado com as discussões globais. Ele também reforçou que Quissamã já se prepara para a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a ser realizada em 12 de dezembro, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.
“A Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima será um momento essencial para fortalecermos o papel de Quissamã na luta contra a emergência climática. Este fórum do G20 reforça que as soluções para os desafios ambientais começam nas cidades, e queremos liderar, junto aos municípios vizinhos, uma transformação que inspire práticas sustentáveis e ações concretas na região”, destacou Marcelo Batista.
Em sua fala de abertura, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, alertou para a urgência de ações coletivas. “Quando estamos lidando com as mudanças climáticas, com o combate à fome, a pobreza e a desigualdade, o tempo de agir é agora. O mundo está atrasado em mais de 80% dos objetivos da ONU para 2030. Temos pouco mais de cinco anos e meio para recuperarmos o atraso”, disse Eduardo Paes.
O fórum prevê a elaboração de um documento, o “communiqué”, que será entregue à cúpula do G20, reunindo as principais demandas dos municípios participantes.