Se liga na FM O Dia
De turismo a destino de casamentos: como Rio das Ostras se tornou o local ideal para dizer “sim”
Dona de belas praias e famosa pela música, Rio das Ostras vem ganhando destaque também no mercado de casamentos, se tornando uma cidade procurada por casais que optam por uma cerimônia com preços atrativos até para os noivos mais exigentes.
O impacto da procura de casais de fora que escolhem celebrar a união na cidade que possui boa estrutura gastronômica e hoteleira pode ser visto na economia, já que o setor teria gerado 20 milhões de reais em receita para a cidade no ano de 2023.
Coordenadora do evento Salão Simplesmente Noivas, quer acontece anualmente na cidade no mês de junho, a empresária Paula Meireles explica que o aquecimento desse mercado na cidade mudou os rumos de seu outro negócio, a Pousada Latitude 22, no Serramar, da qual é proprietária.
“Antes, a gente trabalhava com turismo, aí houve uma transição: passamos a mesclar turismo com casamentos. Hoje, não temos mais estadia turística, só temos hospedagem para os casamentos que acontecem na pousada”, conta Paula Meireles.
No último Salão Simplesmente Noivas, em junho desse ano, quando chegou à sua 10ª edição, a estimativa é de que o evento tenha movimentado 1,5 milhão de reais, reunindo em torno de 60 micro e pequenos empreendedores do setor.
O sucesso da iniciativa também pode ser medida pelas vendas de estantes para fornecedores da 11ª edição, que está marcada para os dias 28 e 29 de junho de 2025, e que esgotaram 50% em apenas uma semana.
Dona do Galleria Gastrobar, a cheff capixaba Penhamara Lima, cuja família é dona do Hotel Atlântico, que fica colado com o restaurante, também já percebe o impacto do setor de casamento no seu negócio, localizado no Recreio.
“Pelo menos duas vezes ao mês, fechamos o restaurante para casamentos intimistas. Algumas cerimônias acontecem na praia, outras em igrejas e há ainda os que optam por fazer a cerimônia no nosso ‘rooftop’”, revela Penhamara Lima, que acrescenta que “houve um grande aumento na busca por casamentos com menor número de convidados e público mais exigente. Nosso cardápio é personalizado, sentamos com os noivos, entendemos o que eles querem e o perfil de seus convidados, que não costumam ser daqui. Então, montamos o cardápio”.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Igor Pessanha também comemora o desenvolvimento do setor de casamentos na cidade, que ajuda a aquecer a economia da cidade já tão famosa mundialmente pela música, mais especificamente o jazz.
“O turismo é muito dinâmico. Nos últimos anos, temos nos deparado com um avanço de cerimônia e festas de casamentos em Rio das Ostras e isso é muito bom, principalmente na baixa temporada de sol e praia, quando nossos hotéis e pousadas dão uma baixa na hospedagem. Economicamente, é maravilhoso”, avalia Igor Pessanha.
O crescimento do setor é tão relevante que, em setembro desse ano, Paula Meireles e Valéria Pinheiro, produtoras do Simplesmente Noivas, lançaram um novo evento, o Noivas & Negócios, que teve sua 1ª edição reunindo mais de 20 fornecedores do setor de casamento, mas também de debutantes e festas em geral.
Com tamanho sucesso, o Noivas & Negócios já tem sua 2ª edição confirmada em 2024, mais precisamente para o próximo dia 10 de novembro, na Pousada Latitude 22, onde aconteceu a 1ª edição, no Serramar.
Segundo Paula Meireles, em 10 anos de realização do Salão Simplesmente Noivas, o número de expositores mais do que triplicou, ampliando ainda mais as opções para quem deseja personalizar ao máximo a festa do “dia do sim”.
“Na feira, há bufês, decoração, foto, vídeo, doces finos, brownies, bem casados, ateliê de vestido de noivas, madrinhas, daminhas, traje de noivos, espaço para eventos, para dia da noiva, velas aromáticas, cerimonialistas, DJ, sonorização, iluminação, equipamentos para entretenimento nas festas, convites, brindes personalizados, coreografia para noivos, buquês, bolos reais e cenográficos, open bar, maquiagem e penteado e por aí vai”, reforça Paula Meireles.