Se liga na FM O Dia
Competidora de Macaé acumula 109 medalhas de ouro no Jiu-Jitsu e está invicta desde 2022
Macaé ocupou papel de destaque e figurou no lugar mais alto do pódio do Campeonato Europeu Kids de Jiu-Jitsu, disputado em Lisboa, Portugal. A responsável por levar o nome da cidade ao topo da competição foi Yasmim Cruz, de 13 anos. Apesar da pouca idade ela soma inúmeras conquistas na carreira. Uma das recentes foi a medalha de ouro conquistada na categoria 12-13 anos/faixa amarela do torneio em Portugal.
Com o título recente, Yasmin soma 112 medalhas, sendo 109 de ouro. Invicta desde 2022, ela fechou o ano como a líder dos rankings de duas federações internacionais. Após a competição de Portugal, a jovem atleta já faturou mais dois ouros, sendo um na Copa Armageddon de Jiu-Jítsu Macaé e outra na World Cup Jiu-Jitsu no Rio.
A jovem faz parte do Programa Bolsa Atleta Macaé há dois anos. Além disso, ela também é membro da Academia JSPJJ, do Sensei João Santos, no Lagomar. Com o incentivo do programa, ela consegue arcar com custos de passagens e algumas despesas durante as competições. Outra parte que o Bolsa Atleta acaba por contribuir é com a dieta, que precisa ser rigorosa, por se tratar de uma atleta.
Mesmo com apenas 13 anos, Yasmim acumula muita experiência na carreira. A primeira vez que competiu fora do Brasil foi em 2022, quando disputou o Mundial em Dubai. Na ocasião ela trouxe para a casa o quarto lugar. No ano seguinte, ela alcançou o ouro no mesmo campeonato e desde então está invicta. Além disso, a atleta atualmente é pentacampeã sul-americana, pentacampeã pan-americana e tetracampeã brasileira. Quando ela começou a treinar, aos 5 anos de idade, apenas para experimentar, não imaginava que o Jiu-Jítsu fosse a levar tão longe.
“Quem me motivou a entrar no jiu-jítsu foi a minha irmã. Quando eu comecei a fazer Jiu-Jítsu, foi incrível a sensação. O jiu-jítsu muda vidas. Fiz para experimentar e estou até hoje. Graças a ele já conheci vários países e estados e cada vez mais vamos crescendo. O esporte é muito importante para todos nós e com o jiu-jítsu eu sei que vou muito além. É minha vida”, disse Yasmin.
E se engana quem pensa que a jovem está pensando em descansar. Yasmim segue focada nos próximos passos e na próxima competição. Ela já está se preparando para o torneio internacional Pan Kids, que será realizado em julho de 2025 na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Como preparação, ela irá disputar alguns campeonatos nacionais antes de embarcar em busca de mais troféus para sua coleção.