Se liga na FM O Dia
Câmeras instaladas pela Mobilidade Urbana ajudaram a polícia a prender criminosos em Macaé
O sistema de monitoramento que foi implementado em Macaé pela Secretaria de Mobilidade Urbana já contribuiu de forma significativa para a melhoria da segurança pública da cidade. Embora o sistema ainda esteja na fase inicial, ele mostrou sua eficácia ao auxiliar uma operação das policiais Civil e Militar, que resultou na prisão de dois integrantes de uma quadrilha que sequestrou um empresário na cidade.
As câmeras do sistema capturaram a ação dos criminosos e contribuíram de forma direta na prisão fornecendo informações sobre onde os sequestradores passaram momentos após o crime. O caso em questão aconteceu na última sexta-feira (1º). As câmeras foram instaladas também para auxiliar no monitoramento e nas análises de acidentes de trânsito.
Segundo informações, o sistema atualmente conta com 180 câmeras instaladas em vias da cidade. Elas estão espalhadas e distribuídas entre equipamentos de fiscalização eletrônica e semáforos segundo dados da Mobilidade Urbana. A prefeitura informou também que o sistema usa uma tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que permite a leitura automática das placas.
Esse sistema faz parte de um projeto ainda maior do Centro Integrado de Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac). A expectativa é que ele seja expandido com mais de 800 câmeras por todo o município.
“O monitoramento já está contribuindo significativamente para a segurança pública, ajudando na resolução de crimes e na prevenção de novas ocorrências no trânsito. Fomos acionados pela Polícia Militar para auxiliar na busca pelo veículo envolvido no sequestro na sexta-feira. Graças ao registro de imagens em pontos estratégicos, conseguimos fornecer o apoio necessário às forças policiais para a elucidação desse crime”, destacou Jayme Muniz, Secretário de Mobilidade Urbana.