FM O Dia Macaé

AO VIVO

Contatos

Av Rui Barbosa, 749 – 3º andar – Centro Macaé/RJ
Cep: 27.910-360

22 2772-4510

22 9 9958-5500

contato@fmodiamacae.com.br

FM O Dia Macaé

Se liga na FM O Dia

Beer Beach Burguer chega ao fim em Macaé destacando cultura, economia e sabor

|


A 8ª edição do Beer Beach Burguer chegou ao fim no último domingo colhendo excelentes resultados que vão muito além dos diversos pratos oferecidos ao longo do festival. Além de movimentar o turismo da cidade, o evento agitou a economia da cidade e possibilitou a apresentação de outros projetos e artistas da cidade.

Um dos exemplos é o projeto “Estante Cultural”, da Secretaria de Cultura de Macaé. Ele contou com a presença de autores da cidade e também uma exposição de trabalhos de alguns dos 14 artistas do grafite macaense. Foi a primeira vez que eles confeccionaram painéis nos estandes e na entrada do Beer Beach Burger, na orla da Praia dos Cavaleiros. A 8ª edição do evento do Polo Gastronômico de Macaé beneficiou também os artesãos do município.

 Além das atrações musicais, que reuniram artistas locais e convidados de outros estados — em estilos que vão do blues e rock’n roll ao rap —, o festival também deu espaço às artes visuais urbanas e à literatura macaense, que chamaram a atenção do público. Os projetos do Polo Gastronômico, com apoio institucional da Prefeitura, têm como objetivo apresentar ao público do Estado do Rio de Janeiro a riqueza da cultura gastronômica de Macaé, integrada à identidade do município, representada pelo grafite, pela diversidade musical, pelas narrativas dos escritores locais e pelo artesanato da região.

A jornalista, contadora de histórias e membro da Academia Macaense de Letras, Andréa Pessanha, no ‘Estante Cultural’, fez o pré-lançamento dos seus livros infantis ‘Mimi, a gata mimada’ e ‘As aventuras de Moema na floresta’. O último faz parte do projeto de contação de histórias de cultura afro-brasileira e indígena, ‘Deixa Eu Contar’.

“Precisamos falar dos nossos povos originários. A minha família por parte de pai é indígena. Eu sinto muita falta da literatura com este tema nas escolas. O projeto, montado no ano passado, busca valorizar a nossa ancestralidade e falar sobres nossas tradições. Além dos costumes, trato sobre a questão ambiental. As crianças devem vivenciar estes temas diariamente nas escolas”, salientou.

O membro da Academia Macaense de Letras e publicitário macaense da área da comunicação sustentável, Cleber de Moraes, em Verde Louro (www.verdelouro.art.br) elaborou uma distopia que conecta mitologia tupi-guarani e ambientalismo à tecnologia.

“Eu quis criar uma história que fosse envolvente e que levasse as pessoas a utilizar o ESG (Environmental, Social and Governance/Ambiental, Social e Governança) – um conjunto de critérios usados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação à sua sustentabilidade e responsabilidade social – na fantasia e ficção (…) Há minijogos no livro para atrair os jovens para a leitura. Este espaço aqui está sendo uma porta de entrada para isso também. Já cheguei à marca de mil livros vendidos no país. Tenho audiobooks e ainda animações”, contou.

Outra escritora macaense presente foi a roteirista, professora de História do Colégio de Aplicação (CAp) da Rede Municipal de Ensino de Macaé, membro da Academia Macaense de Letras e pesquisadora de trajetórias de pessoas negras, Daiana de Souza. No 8º Beer Beach Burger ela apresentou o seu e-book kindle ‘Amiga com Piscina’ (Amazon.com). O livro participa do prêmio Kindle Vozes Negras, que selecionará autores nacionais independentes para serem publicados pela editora Companhia das Letras. ‘Amiga com Piscina’ é um romance de formação macaense e que fala também de diversos pontos da cidade, a levando para outros públicos.

“Nas minhas histórias, eu sempre trago a valorização da população negra e as nossas histórias locais. O público aqui está ótimo. Este espaço está sendo muito legal, porque as pessoas se interessam e ficam também felizes em saber que há doação e troca de livros. Quase todos os livros já foram embora. As pessoas estão interessadas em saber sobre as nossas obras e fizemos várias vendas. É muito interessante o Polo Gastronômico de Macaé apoiar e divulgar autores locais, porque isso contribui para a cidadania da população macaense. Uma inciativa muito louvável”, disse Diana.

Também participaram do ‘Estante Cultural’ os autores: Raíla Maciel, de ‘Eu Nunca Falei Sobre Isso’; Rildo Santos Loureiro, de Amores & (Re) Versus; Zaira Gonçalves, de ‘Lady Jô, uma agente em defesa do meio ambiente’ e ‘Tito, um menino destemido’; Gerson Dudus, com quatro livros de poesia, participação em antologias e produtor cultural de eventos literários em Macaé e Kátia Teixeira, de ‘20 Marias em um Grito-RN’, Contos Natalinos e Vozes Femininas do RN.

Grafite e artesanato

Na galeria de arte em grafite do 8º Beer Beach Burger, o casal Marina Hera (marinaheratattoo) e André Eros (@andre_eros_tattoo) expuseram suas telas em estilo oriental. Marina tem painéis no Centro da cidade e na Barra de Macaé, especialmente.

“Eu trouxe obras ornamentais. Esta galeria é um espaço muito importante para os artistas da cidade, para que as pessoas conheçam o nosso trabalho”, ressaltou.

“O público está bem curioso. Gostei demais da galeria e é um prazer participar”, completou André.

Assim como o grafite e a literatura, o artesanato local foi beneficiado pelo festival do Polo Gastronômico de Macaé.

“O evento é muito bom para a gente, porque traz pessoas diferentes, que não estão acostumadas a frequentar a orla. Elas acabam vindo e conhecendo o artesanato local. Nesta edição tivemos 33 estandes do Polo de Artesanato de Macaé, a segunda maior edição de nossa feira de artesanato. O público nos prestigia também”, conta a presidente da associação Polo de Artesanato de Macaé, Juliana Fonseca.

Com estandes de alimentação muito movimentados, excelente público nos shows dos DJs e de rock, a edição 2025 do Beer Beach Burger se despede deixando um gostinho de quero mais.

“O evento aqui na praia já está deixando saudades, porque usa um espaço que é muito bom. Tomara que tenham outros como este”, disse o macaense João Castano.

O 8º Beer Beach Burger é patrocinado pela Viana Offshore e pela Brascabo Products & Services e tem produção cultural de Beto Brandão Eventos.    




00:00
00:00