Se liga na FM O Dia
Parceria entre Rio das Ostras e Rebio União foca em reflorestamento e conservação

A Prefeitura de Rio das Ostras oficializou, nessa semana, uma parceria com a administração da Reserva Biológica União (Rebio União) visando o reflorestamento do espaço com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
O acordo foi firmado nessa segunda-feira, 26, com a doação de mudas de ipês e pitangueiras, realizada pelo Centro Educacional Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), fruto de uma ação pedagógica com a presença de estudantes.
De acordo com a prefeitura, a atividade faz parte do projeto de Educação Ambiental da Reserva, que visa a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, especialmente em áreas com um passado de atividades agrícolas e uso ferroviário.
Representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a gestora do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Mico Leão Dourado, Gisela Carvalho, falou sobre a importância da ação e da parceria com o município.
“A Reserva é uma área federal, administrada pelo ICMBio, mas temos uma parceria muito forte com a Prefeitura de Rio das Ostras. Trabalhamos juntos com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer em ações de educação ambiental e recebemos com frequência escolas do município. Também participamos da Semana do Meio Ambiente em Rio das Ostras, com exposições sobre a Reserva Biológica União. O ICMBio integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, a prefeitura faz parte do nosso Conselho Gestor. Essa troca fortalece a conservação e aproxima a Reserva da população”, explicou Gisela Carvalho.
Com 7.756 hectares (ha) de Mata Atlântica preservada, a Rebio União é considerada uma área estratégica para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio, abrigando, inclusive, espécies ameaçadas de extinção, como o mico leão dourado.
Para a prefeitura, a parceria amplia o alcance das ações de reflorestamento e fortalece a integração entre poder público municipal e gestão federal na proteção de ecossistemas que abrigam espécies diversas da fauna e flora fluminense.
“O nosso papel no ICMBio é conservar e, principalmente, mostrar para as pessoas como a conservação acontece na prática. Quando a gente compartilha esse trabalho, ganha apoio e mais braços para cuidar da natureza. A Reserva funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a visitação é feita mediante agendamento. Para agendar, é só acessar o perfil da Rebio União no Instagram (@rebio.uniao). Lá tem um link com um formulário simples para marcar a visita. Recebemos grupos de até 40 pessoas, sempre acompanhadas pelos nossos monitores. Podem vir escolas, famílias, grupos de caminhada ou qualquer pessoa interessada. A Reserva está de portas abertas. Basta agendar e vir conhecer”, convidou a analista ambiental, Nicolle Campos.






