FM O Dia Macaé

AO VIVO

Contatos

Av Rui Barbosa, 749 – 3º andar – Centro Macaé/RJ
Cep: 27.910-360

22 2772-4510

22 9 9958-5500

contato@fmodiamacae.com.br

FM O Dia Macaé

Se liga na FM O Dia

Silva Jardim passa fim de semana de chuvas fortes sem enchentes graças à boa gestão

|


A prefeita de Silva Jardim, Maira Figueiredo (MDB), comemorou, nesse fim de semana, o sucesso das ações de prevenção às chuvas fortes que caíram na cidade, que somou mais de 200 milímetros (mm) de chuvas nas 72 horas entre sexta, 4, e domingo, 6.

Em visitas ao Rio Capivari, no sábado, 5, e no domingo, acompanhada do coordenador de Defesa Civil, Sidnei de Melo, a prefeita ressaltou a importância das obras realizadas na sua gestão para a construção do dique no rio, e agradeceu à parceria com o governo estadual em ações como as do Programa Limpa Rio.

“Nas últimas 72 horas, já choveu 200mm, e a margem do rio segue normal. E isso se deve a todas as nossas obras de ação de prevenção aqui nesse rio. Eu quero muito agradecer ao nosso governador Cláudio Castro (PL), ao secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi (SOLIDARIEDADE), porque foi através dessa parceria do governo estadual e do município, com o Programa Limpa Rio, que estamos tendo esse sucesso aqui no nosso município em relação às enchentes, a tudo que antes vinha acontecendo. E hoje, graças a Deus, mesmo com toda essa chuva forte, estamos seguros”, afirmou Maira Figueiredo, em publicação nas redes sociais, nesse domingo.

No sábado, ao lado de Sidnei de Melo, do subcoordenador de Defesa Civil, Maick Salles, e do vice-prefeito, Marcos João (PP), a prefeita já havia estado no Rio Capivari, supervisionando o volume de água do corpo hídrico, que continuou mantendo níveis seguros por todo o fim de semana.

“Olá, Silva Jardim, estou aqui no Caju, junto com os nossos coordenadores, o Maick e o Sidnei, e também junto com meu vice, Marcos João, e estamos acompanhando o nível do Rio Capivari. Estamos muito felizes com os resultados das nossas ações de prevenção”, contou Maira Figueiredo.

A situação reforça o trabalho e a boa gestão da prefeita, já que, mesmo sendo uma das cidades que mais recebeu chuvas nesse fim de semana, Silva Jardim também foi uma das que conseguiu atravessar melhor a situação, se mostrando um exemplo para outros municípios da região.

O sucesso das ações em Silva Jardim foi comprovado pela visita, ainda no sábado, da REDEC Litorânea, serviço de monitoramento em tempo real da Defesa Civil do Estado do Rio, que tem o objetivo de preparar os agentes para lidar com crises climáticas e desastres naturais.

Segundo a prefeitura, a visita aconteceu nos bairros Biquinha, Caju, Nova Silva Jardim e Fazenda Brasil, todos na região do entorno do rio, e teve o objetivo de acompanhar de perto os possíveis efeitos causados pelas fortes chuvas deste final de semana.

“Antes, bastava chover para o medo tomar conta de muitas famílias em Silva Jardim. Mas isso está mudando! Hoje (5) visitei áreas que antes sofriam com enchentes e inundações com chuvas de 100mm. E sabe o que encontrei? Ruas secas e tranquilidade! Graças à construção do dique às margens do Rio Capivari e ao Programa Limpa Rio em parceria com o Governo do Estado, estamos prevenindo as inundações que tanto prejudicavam nossos bairros. Esse é o resultado de um trabalho sério, com planejamento e compromisso com a segurança e o bem-estar da nossa gente!”, celebrou Maira Figueiredo.