Se liga na FM O Dia
Macaé adota medidas mais rigorosas no combate ao Aedes Aegypti
Macaé intensificou nos últimos dias as ações de combate ao Aedes Aegypti. Mutirões estão sendo realizados na cidade por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Um dos principais objetivos é evitar o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya.
Dando continuidade a programação, os agentes se deslocaram até o bairro Nova Malvinas nesta terça-feira (14). Já nesta quarta (15) as ações serão concentradas em Barra do Sana. E na quinta (16) as equipes vão estar atuando no bairro Imbetiba.
As equipes estão percorrendo imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios com o objetivo de verificar depósitos e locais favoráveis a reprodução do mosquito. Os agentes também estão orientando os moradores sobre os procedimentos a serem adotados, principalmente após as chuvas. O quintal deve receber atenção especial. A recomendação é que sejam verificados os pratos de vasos de plantas, ralos, bebedouros de animais e todos os lugares que possam estar acumulando água.
Os profissionais de saúde também estão orientando as pessoas sobre a importância de receber o agente de endemia. O profissional é capacitado para identificar os locais que possam ser criadouros do mosquito e orientar sobre sintomas e como proceder em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya.
Além de intensificar as ações de combate, a Secretaria da Saúde reforça a importância da participação da população. Com o aumento da temperatura e as constantes chuvas no final da tarde há uma preocupação com o aumento da população dos insetos no município. Neste sentido, a orientação é para que a população retire e elimine de suas casas todo recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do Aedes. Já os reservatórios de água devem ser mantidos totalmente cobertos.