Se liga na FM O Dia
Silva Jardim divulga estratégia de vacinação para crianças e adolescentes
A Prefeitura de Silva Jardim divulgou, nessa segunda-feira, 13, o Calendário Vacinal Nacional do Adolescente, conforme definição do Ministério da Saúde, com as vacinas que devem ser disponibilizadas aos jovens em todo país.
O calendário prevê a vacinação para doenças como HPV, em dose única, para crianças e jovens entre 9 e 19 anos; Meningo ACWY, em dose única, para crianças entre 4 e 11 anos; além de Febre Amarela, para quem ainda não foi vacinado; Hepatite B, com 3 doses dependendo da situação vacinal; Antitetânica, que precisa de reforço a cada 10 anos; e Tríplice Viral, com duas doses, dependendo da situação vacinal.
“O Calendário Vacinal Nacional de Adolescente é uma parte importante das políticas públicas de saúde no Brasil, com o objetivo de proteger os jovens contra diversas doenças, promovendo a saúde e prevenindo surtos e complicações que podem surgir na fase de adolescência. A vacinação nessa fase é fundamental para garantir a imunidade de longo prazo e a proteção contra doenças que podem afetar a saúde do adolescente e comprometer o bem-estar da comunidade em geral”, afirmou a Prefeitura de Silva Jardim.
A Prefeitura de Silva Jardim lembra que a vacinação brasileira é coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do governo federal, que define a obrigatoriedade das vacinas segundo cada faixa etária, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
“As vacinas não apenas evitam infecções, mas também protegem as gerações futuras, reduzindo a incidência de doenças no longo prazo. Por isso, é essencial que os adolescentes e seus responsáveis estejam atentos ao calendário vacinal e busquem as unidades de saúde para garantir que todas as vacinas sejam aplicadas conforme o recomendado pelo Ministério da Saúde”, completou a prefeitura.