Se liga na FM O Dia
Inscrições para curso de T-HUET crescem em Macaé. Veja os requisitos necessários
O dia começou com grande procura em Macaé para as inscrições do curso de capacitação profissional. A Prefeitura divulgou que estão sendo disponibilizadas neste primeiro momento 960 vagas para certificação gratuita em T-HUET. E com base nessas informações a população compareceu em peso para a inscrição presencial. No entanto, muitos não estão atentos a detalhes fundamentais como os pré-requisitos. Mas afinal de contas, qual é a recomendação? Quais os requisitos necessários?
As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, das 9h às 19h. Só que uma das exigências é que os inscritos tenham comprovante de residência em Macaé. Caso o candidato não possua comprovante de residência em seu nome, poderá apresentar uma declaração assinada pelo titular do comprovante.
Outro pré-requisito é que o candidato possua renda per capita bruta mensal de até 1,5 salários-mínimos. É preciso também ter ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e apresentar certificado de qualificação ou experiência comprovada na área offshore.
As matrículas serão realizadas por ordem de chegada, sendo necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade com foto, ou outro documento de identificação com foto (carteira de trabalho ou CNH), com data de validade atualizada; cópia do CPF do próprio candidato; cópia do comprovante de residência em Macaé conforme explicado acima; cópia do comprovante de escolaridade; cópia certificado de qualificação ou experiência comprovada na área offshore e autodeclaração de Baixa renda.
A Secretária Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, destacou a importância estratégica do programa e anunciou novos editais.
“Este é o primeiro edital de 2025, disponibilizando 960 vagas, mas ao longo dos próximos meses serão oferecidas ao todo 3.500 vagas de capacitação. Essa é uma oportunidade concreta para preparar nossos trabalhadores para o mercado. Importante estar atento à relação de documentos e levar tanto as originais quanto as cópias no momento da inscrição. Nosso compromisso é garantir capacitação de qualidade às pessoas que precisam de oportunidade”, afirma a secretária.
A certificação em T-HUET é exigida pela maioria das empresas que realizam operações offshore. Durante o treinamento, os alunos aprendem práticas de como escapar de um helicóptero submerso em água. As aulas são presenciais e a primeira turma tem o início previsto para o dia 20 de janeiro.
Todos os critérios para participação e cronograma completo podem ser conferidos no edital disponível no portal oficial da prefeitura.