Se liga na FM O Dia
Macaé revolucionou turismo nos últimos anos e passou a ser referência no Estado do Rio
Macaé avançou no turismo nos últimos anos com diversas ações e realizações no setor. O município passou a receber muitos turistas em todas as épocas do ano graças aos investimentos e projetos implementados na cidade pelo poder público. O ponto alto e talvez o de maior sucesso é o Natal Magia e o show das Águas Dançantes, dois eventos que recebem um grande número de pessoas até mesmo de cidades vizinhas.
A transformação do turismo em Macaé é percebida pela grande presença de ônibus nesta época do ano, a grande maioria de excursões e agências de viagem. O município recebe turistas de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, e vários outros estados. O resgate do setor passou pela implementação de diversos projetos de ponta a ponta da cidade, cobrindo desde a região serrana ao centro.
“Trabalho com turismo receptivo e tenho uma agência aqui em Macaé. Vejo um crescimento significativo de ônibus vindo de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e para a nossa alegria também o Rio de Janeiro. Esses turistas ficam encantados com a nossa rede hoteleira, já que somos a segunda maior do Estado do Rio. Eles elogiam também a infraestrutura e a segurança do nosso município”, contou Erika Balzana, dona da agência de Turismo receptivo Balzana Tour. Ela também é guia de turismo na cidade.
Erika – que tem celebrado os avanços do setor em suas redes sociais – também apontou os eventos que mais fazem sucesso entre os turistas.
“Temos um polo gastronômico riquíssimo, o polo de artesanato e isso sem falar nas belezas naturais. Você não precisa sair de Macaé. Nós temos praias, cachoeiras, arquipélagos de ilhas. Isso além de atividades esportivas e náuticas para todos os gostos. O Natal Magia e as Águas Dançantes encantam o público com muitos vindo de longe e de municípios vizinhos para acompanhar. Estamos muito felizes e avançando cada vez mais. A tendência é crescer ainda mais com a entrega do Centro de Convenções”, disse.
E os impactos positivos com a retomada do turismo são sentidos em vários setores. “O avanço trouxe contratações para todas as áreas. A Rede hoteleira, o turismo em geral, o comércio, supermercados, postos de gasolina, os trabalhadores informais, os ambulantes que ficam na praia. Até este setor precisou de reforço. Estamos muito felizes com o avanço do turismo organizado e de qualidade. Desejamos que isso continue com essa gestão que está fazendo um grande trabalho”, enfatizou Erika.
Com base em todos esses fatores, não é difícil imaginar o porque Macaé ganhou conceito A em Turismo. “O calendário de eventos também atrai muito. Temos eventos para todos os meses, no mínimo 4 em cada mês. A Secretaria de Turismo trabalhou muito bem nessa época de baixa temporada. Macaé na verdade não tem baixa temporada porque sempre tem shows e eventos e isso os turistas gostam muito”, disse.
Erika lembra que já foram emitidas 300 autorizações de ônibus para a cidade. “A rede hoteleira também. As reservas são feitas no início do ano até maio e junho para o fim de ano. Com isso muitos hotéis ficam 100% reservados. Então as agências de turismo precisam reservar antecipadamente. Isso é motivo de grande alegria para a nossa cidade”, resumiu Erika.