Se liga na FM O Dia
Copa Armageddon agitou o final de semana em Macaé com competição de jiu-jitsu
A Copa Armageddon de Jiu-Jitsu movimentou o final de semana em Macaé. Realizada no último domingo (17) no Ginásio do Juquinha, o evento reuniu cerca de 500 atletas de diversas categorias. Competidores de várias partes do Estado do Rio marcaram presença na competição, aumentando o nível de competitividade.
A Copa foi realizada com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes. O secretário da pasta, Rodrigo Caldeira, falou sobre a iniciativa. “A realização da Copa de jiu-jitsu com o apoio da prefeitura é mais uma demonstração do nosso compromisso em fomentar o esporte na nossa cidade. Eventos como esse promovem o desenvolvimento de talentos e a valorização das modalidades”, afirmou.
O presidente da Liga Armaggedon, Cauê Holanda, falou sobre a importância deste tipo de evento e como ele pode contribuir com o desenvolvimento das crianças. Ele destacou também o papel importante de inclusão que a copmpetição proporciona.
“O Festival de Medalhas para as crianças de até 7 anos estimula a prática do esporte e as lutas inclusivas para atletas atípicos continuam recebendo atenção especial, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar e se desenvolver”, comentou Cauê Holanda.
O torneio reuniu os competidores em diversas categorias como juveil, adulto e master. Os atletas também receberam premiação em dinheiro para as categorias absoluto (que é realizada sem limite de peso0 e também disputas de cinturão e premiação em dinheiro para maior equipe. O evento teve início às 9h com a realização da abertura. Na sequência foram realizadas as competições de 8 e 9 anos; 10 a 11 anos; 12 a 13 anos; 14 a 15 anos; Nogi todas as faixas; juvenil; preta e marrom cat e Abs; FX Roxa e Azul Cat e Abs; FX Branca Adulto/Master. A entrada foi um quilo de alimento.
O esporte também foi destacado como importante ferramenta de transformação na vida dos competidore. Um dos exemplos foi a atleta Yasmin Cruz, que teve sua história contada pelo pai, Willian Cruz. “Por meio do jiu-jitsu, minha filha conheceu Dubai, conheceu a Europa, agora vamos para os Estados Unidos, é uma ótima oportunidade para jovens terem futuro no esporte e como cidadãos. O jiu-jitsu abre essas portas, com oportunidade e patrocínio”, disse Willian, pai da atleta contemplada pelo Bolsa Atleta da prefeitura e atual Campeã Europeia, título conquistado em Portugal.
Outro exemplo é Jam Pedro Brito, de 19 anos. Faixa azul, ele compete na categoria pesado e absoluto. “Minha preparação para a Copa Armagedom foi no foco total para conseguir trazer o Double Gold e a premiação para minha equipe”, expressou o atleta, informando que treina de manhã, à tarde faz a preparação física e treina à noite novamente, totalizando 18 horas de treinos semanais. Jam contou que seguiu uma dieta específica para se preparar para a competição.
“Tive que descer o peso por estar acima, com ajuda da minha nutricionista Lais”, observou, pontuando que seu objetivo é sempre ser reconhecido pelo esforço. Jam já foi campeão absoluto na Liga Armagedom em Barra de São João, e top 1 do ranking na CBJJD, fazendo Double Gold por três vezes.
O atleta Felipe Gomes de Sales, de 28 anos, faixa roxa, médio, da equipe Jesus ao Extremo, também participou do evento.
“Além de trabalhar e competir na Liga Armageddon há anos, meu objetivo e foco é sempre incentivar meus alunos e exaltar o potencial deles”, salientou.