Se liga na FM O Dia
Prefeito eleito de Rio das Ostras denuncia crime ambiental na Lagoa do Iriry
Eleito prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto usou as redes sociais nesse domingo, 17, para denunciar o descaso do atual governo com um dos símbolos da cidade, a Lagoa do Iriry, popularmente conhecida como Lagoa da Coca-Cola.
A menção à famosa marca de refrigerantes se deu pela coloração escura da água, devido à alta concentração de sais, como iodo, além de óxidos, ácidos húmicos e fúlvicos dissolvidos na água como resultado da decomposição incompleta de materiais orgânicos como folhas e galhos.
Mas atualmente a água escura tem outros motivos, o despejo de esgoto, conforme mostra o vídeo publicado na conta de Carlos Augusto no Instagram nesse domingo, revelando o descaso do governo Marcelino com o meio ambiente no município.
“Olhem o que fizeram com a nossa Lagoa! Imagens tristes de um crime ambiental sem precedentes. A nossa famosa Lagoa da Coca-Cola, que tanto amamos, foi negligenciada e hoje sofre com uma poluição devastadora. Eu alertei, cobrei, insisti. Mas nada foi feito. Agora, o cenário exige uma análise urgente dos impactos e a criação de soluções efetivas para recuperar sua saúde e sustentabilidade”, relatou Carlos Augusto, na legenda da publicação.
Nas imagens, feitas por um drone, é possível ver os pontos de saída de esgoto que desembocam na lagoa, que, por sua vez, tem saída para o mar em épocas de cheia, aumentando ainda mais o dano ambiental no município.
“O desafio é imenso. Não há atalhos, nem soluções rápidas. Mas posso garantir: não faltarão empenho, carinho e responsabilidade para trabalhar pela recuperação desse patrimônio ambiental tão importante para Rio das Ostras. Juntos, vamos transformar tristeza em esperança e ação!”, completou Carlos Augusto.