Se liga na FM O Dia
Obras em Rio das Ostras prometem levar água para mais de 2 mil moradores no Âncora
Motivo de muita polêmica em Rio das Ostras devido à cobrança da taxa de esgoto, a concessionária Rio+Saneamento informou que recentemente deu início às obras para instalação de 8 quilômetros (km) de novas redes de água no Âncora, bairro mais populoso da cidade.
De acordo com a empresa, as obras reforçam o compromisso de garantir mais qualidade de vida para a população, e são resultado de um investimento de 1,2 milhão de reais, com a previsão de beneficiar cerca de 2.400 mil moradores depois de concluídas.
Superintendente regional de Operações da Rio+, Christian Portugal explica que as intervenções na rede de água, que envolvem a participação de equipes das áreas de Operação, Perdas, Engenharia e Sustentabilidade, são fundamentais para todo o município.
“Nosso projeto visa atender, principalmente, as áreas mais distantes, onde a dificuldade de abastecimento é maior. Já realizamos as ampliações necessárias na capacidade do sistema de abastecimento, e agora é fazer a água chegar com mais vazão nas pontas de rede. Em breve, a população do Âncora vai viver outra realidade, inclusive muitos moradores já vêm sentindo uma real mudança. Estamos construindo um sistema de distribuição de água mais robusto e eficiente, que atenderá melhor às necessidades da população”, contou Christian Portugal.
Apesar das críticas de falta de investimentos que justifiquem a cobrança da taxa de esgoto, a Rio+ ressalta vem promovendo obras no município, e se volta agora para o microssistema de abastecimento e distribuição de água, com intervenções em localidades mais distantes, onde a água ainda não chegava.
De acordo com a concessionária, além das obras de instalação dos 8 km de rede no Âncora, já foram instalados aproximadamente 10 km de rede de abastecimento em outras áreas, como uma subadutora no Jardim Mariléa, considerada fundamental para melhorar o sistema de abastecimento da cidade.
“Além das obras de rede de água, o bairro Âncora recebeu, nos últimos 3 meses, diversas ações da equipe do Programa Água de Valor. Mais de 70 profissionais atuaram, de forma intensa, na prevenção e combate a perdas reais e aparentes nos sistemas de distribuição. Entre as ações executadas, destacam-se a atualização cadastral, instalação e substituição de hidrômetros, conserto de vazamentos e padronização de ligações de água, beneficiando uma localidade que abriga aproximadamente 7 mil imóveis. Como resultado desse esforço, a equipe concluiu quase 2 mil vistorias para redução de perdas de água, realizou mais de 750 novas ligações e identificou cerca de 1,2 mil irregularidades, incluindo ligações clandestinas”, informou a Rio+.
Ainda segundo a empresa, a cidade conta também com um grande projeto para a ampliação da capacidade do sistema de abastecimento de água, com investimentos de mais 60 milhões de reais em ações que beneficiam mais de 150 mil moradores.
Entre as obras já entregues, a Rio+ lista a construção da nova adutora do Contorno, de 12 km de extensão, a ampliação da captação de água, melhorias de unidades operacionais, e a ampliação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado.